Em consulta ao monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul, o qual é realizado pela Copel, verificou-se que houve um aumento de 1,710 metros entre o dia 10 de julho e esta quinta-feira, 13, conforme indica a leitura da régua.

Segundo a medição desta quinta-feira (até às 14h), a leitura da régua marca que o nível de água do Rio Iguaçu está em 2,218 metros e com vazão de 185 m³/s. Em comparação com a segunda-feira, 10, o Rio Iguaçu marcava 0,508 metros e vazão de 48,6 m³/s. Tais dados, então, revelam o aumento considerável de 1,710 metros em termos de nível de água e também da vazão, cujo aumento foi de 136,4 m³/s de segunda para quinta.


Veja as imagens realizadas pela equipe do jornalismo:
Nesta quinta-feira, 13, o G1 publicou que a vazão das Cataratas do Iguaçu subiu praticamento cinco vezes e atingiu 9 milhões de litros de água por segundo, sendo que a vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros por segundo.
Além disso, a Região Sul do país está sob a influência de um ciclone extratropical, conforme explicou a Marinha, que emitiu nesta segunda-feira, 10, um alerta para possibilidade de ondas de até 4,5 metros de altura e ventos que podem passar dos 100 km/h em um trecho que vai de Santa Catarina até o litoral norte de São Paulo. A previsão da Marinha é de que isso aconteça de quarta (12) a sexta (14).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também alertou para um novo ciclone extratropical na terça-feira, 11, que provocaria vendavais entre o norte da Argentina e o Paraguai que deveria avançar sobre o Sul do Brasil.
Como reflexo de tais fenômenos, Inmet emitiu um novo alerta laranja para declínio de temperatura para toda a Região Sul e Sudeste do Brasil, cujos termômetros podem registrar menos de 5° C.
Da redação do Portal Cultura Sul.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: