A premiação é promovida por um comitê, formado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de outras 28 entidades. Um queijo recebeu a titulação de Super Ouro, quatro de Ouro, três de Prata e mais de Bronze. A maioria dos premiados tem origem na Witmarsum Ltda, dentre os 297 inscritos e analisados.
A 1ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, evento estadual, foi realizadado nesta quinta-feira, 1º, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. A premiação visa “reconhecer o desempenho e trabalho dos produtores artesanais ou industriais do Paraná, ela valoriza, e destaca, o que já faz parte da cultura da nossa cidade: uma experiência gastronômica única”, conforme divulgou a prefeitura de Palmeira.
Dos 297 queijos inscritos, analisados pelo júri a partir de critérios técnicos e sensoriais, nove queijos palmeirenses foram premiados, nas modalidades Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze. O Queijo Tipo Appenzeller, da Witmarsum Ltda, recebeu a premiação máxima, de Super Ouro. Outros três da mesma empresa, Pimenta Verde, Tipo Gouda e Tipo Brie receberam o prêmio Ouro.
Mesma premiação do Nozinho, da Queijaria Família Baptista. Outros dois queijos da Witmarsum, Minas Frescal e Ricota Fresca receberam o prêmio prata. Mesma premiação do Purungo (Caccio Cavalo) do Laticínios Vanny. Ainda, também da Witmarsum, o queijo Tipo Camembert recebeu a premiação bronze. Todos os vencedores foram congratulados pela prefeitura de Palmeira.
Da redação com informações e imagens da prefeitura de Palmeira.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: