Destaque

Queijo “porungo” produzido em Palmeira é premiado em concurso internacional de queijos artesanais

27 de junho de 2022 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Queijo “porungo” produzido em Palmeira é premiado em concurso internacional de queijos artesanais

Reprodução: queijosfamiliabaptista

A receita de queijo “porungo”, de uma pequena propriedade familiar de Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná, recebeu destaque ao ser premiada em um concurso internacional de queijos artesanais.

O queijo paranaense conquistou o primeiro lugar na categoria “Queijo de leite de vaca com massa filada jovem”. O concurso ocorreu em Araxá, no estado de Minas Gerais.

Como o queijo é produzido

A propriedade em Palmeira tem mais de 20 vacas leiteiras. Os animais em lactação produzem diariamente 500 litros de leite, que vão direto para a queijaria.

A receita do queijo “porungo” foi trazida por imigrantes italianos, mas ganhou um toque paranaense. A produção de queijo na propriedade é resultado de uma união familiar.

“Foi uma mudança bastante radical na nossa vida. Minha irmã tinha o sonho de montar a queijaria porque ela já trabalhava com queijo. Propusemos a parceria, eles aceitaram, e já estamos aí há cinco anos produzindo queijo”, conta Jiceli Comin.

O processo de produção da receita começa com o leite em uma máquina, onde é feita a pasteurização. Em seguida, são adicionados cálcio, fermento e coalho.

O resultado desse procedimento é uma massa fresca e resistente.

Nessa massa, é colocada água a 80°C para, em seguida, ser apertada e moldada à mão para criar a forma de um porongo.

Após esse processo, a massa vai para um tanque de salmoura por cerca de duas horas e meia. Em seguida, o queijo está pronto para ser embalado e vendido.

A capacidade de produção da propriedade é de 50 kg por dia, o equivalente a, aproximadamente, 200 queijos.

No momento, o queijo premiado é vendido apenas em supermercados e panificadoras de Palmeira. Entretanto, a família espera expandir a produção em breve.

Da redação com informações G1 PR

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais