A 15ª edição do Simpósio de Produção de Leite da Cooperativa Witmarsum, em Palmeira, nesta sexta-feira (02), apontou duas situações fundamentais para o setor leiteiro no Paraná, e região. Para fortalecer a cadeia produtiva novos investimentos em tecnologia são primordiais, contudo, a mão de obra é outro ponto-chave. E disso, a necessidade de incentivo para permanência dos jovens na campo.
Com o tema “Futuro, a Tecnologia em Nossas Mãos” a iniciativa reuniu especialistas do setor com palestras sobre estratégias para otimizar a produção leiteira. A visão do governo estadual é da necessidade de implemento de tecnologias para ampliar a produção, levando em conta o respeito ao Paraná pelo agronegócio e sendo a segunda maior bacia produtora de leite do Brasil.
Essa tratativa, nesse planejamento e entendimento mais amplo, depende muito de iniciativas para manter os jovens no campo e gerar mais renda e qualidade de vida. Esse é o desafio do atual cenário com preços, sobretudo do leite, baixo e não estimulando o setor como um todo. Palmeira tem na Cooperativa Witmarsum uma referência paranaense, sobretudo na fabricação de queijos finos.
O presidente da Cooperativa, Artur Sawatzky, disse que o evento tem o objetivo de promover o crescimento e a sustentabilidade. “Desde o início nós nos preocupamos em trazer tecnologias que sejam aplicáveis da porteira para dentro. Também temos muitos desafios na área da sucessão e não podemos deixar esse tema de lado, porque está cada vez mais difícil manter os jovens na propriedade”.
A produção de leite no Paraná teve um ligeiro crescimento em 2023: foram 4,5 bilhões de litros que geraram R$11,4 bilhões para o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) estadual, uma alta de 7% em comparação com 2022. O preço pago ao produtor também foi maior, registrando 22,6% de alta ante o ano anterior. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral).
Portal 97 com informações e imagem da AEN.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197