O início da semana em São Mateus do Sul será marcado por um predomínio de sol e calor intenso, conforme previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A massa de ar seco e quente que domina a região favorece o aumento do risco de queimadas, devido à baixa umidade e altas temperaturas que devem persistir ao longo da semana.
Nesta segunda-feira (9), a cidade terá um dia de temperaturas elevadas, com máxima prevista de 31°C e mínima de 16°C. Já na terça-feira, o calor se manterá com a máxima alcançando 30°C e a mínima subindo para 17°C. A quarta-feira seguirá o mesmo padrão, com temperaturas variando entre 31°C e 15°C. A previsão para a quinta-feira indica um ligeiro aumento nas temperaturas, com máxima de 32°C e mínima de 16°C. A semana fechará com uma leve diminuição no calor na sexta-feira, com máxima de 28°C e mínima de 13°C.
Além das altas temperaturas, o fluxo dos ventos em altitude contribui para a presença de material particulado e fumaça provenientes de queimadas na Amazônia, Pantanal, Bolívia e Paraguai. Esse transporte de partículas tem resultado em um “céu cinzento” e névoa seca, afetando a visibilidade e a qualidade do ar em quase todas as regiões paranaenses, incluindo São Mateus do Sul.
Os são-mateuenses devem estar atentos às condições climáticas e tomar precauções para evitar riscos associados ao calor extremo e à baixa umidade, como a hidratação adequada e a proteção contra os efeitos nocivos da exposição solar.