O vereador Geraldo Stocco enviou nesta quarta-feira (22/11) o pedido de cassação de mandato da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). O parlamentar sustenta sua solicitação em possíveis infrações político-administrativas e improbidade administrativa, baseadas nas investigações fundamentadas no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde realizada dentro do Legislativo municipal.
Dentre os apontamentos estão: fabricação de emergência com a contratação da empresa HYGEA; Auditoria especial n° 004/2021; Pagamento a mais do contrato junto a IDEAS; Fechamento do PAI no HUMAI sem planejamento prévio; Fechamento total do Hospital Municipal Amadeu Puppi, onde a Vigilância Sanitária havia interditado apenas o Bloco Cirúrgico e a Situação da Unidade de Saúde Antônio Saliba.
O documento contém 39 páginas e deve ser votado, esse pedido de cassação de mandato, nesta quarta-feira (23/11). O vereador, conforme divulgado por portais de Ponta Grossa, mencionou haver omissão e indícios de improbidade, com base no relatório final da CPI da Saúde, da qual Stocco foi relator. Dentre outras coisas, a fiscalização teria revelado o vencimento de quase 6 mil doses de vacinas contra a Covid-19.
A CPI enviou as informações coletadas ao Ministério Público Estadual e Federal. “É preciso que a gestão tenha uma atenção de prioridade para a saúde. Por exemplo, com o fechamento do Hospital Municipal, tivemos a superlotação das nossas UPAs. Foram 109 mortes na UPA Santana nos últimos seis meses e 67 na UPA Santa Paula, muito em decorrência das pessoas que ficavam aguardando vagas na central de leitos”, citou a vereadora Joce Canto (PSC).
Enquanto isso, a prefeita recebia a premiação do programa “Ponta Grossa Sustentável: transformando resíduos em energia”. No caso, considerado um dos melhores projetos em todo o Paraná, através do prêmio Gestor Público Paraná 2022, concedido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Elizabeth Schmidt não se pronunciou oficialmente sobre o pedido de cassação.
Da redação com informações da Câmara, portais e redes sociais e imagem reprodução Facebook/Prefeita Elizabeth