Nesta quarta-feira, 2, a vigilância sanitária estava realizando fiscalização para controle de endemias, especificamente quanto à localização de focos, e orientação pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. O trabalho estava sendo feito pelas agentes da vigilância sanitária Nadila Kotrich e Zenilda Huk.
No decorrer do serviço, as agentes foram vistoriar uma propriedade, na qual foram recebidas e autorizadas pela moradora. Ao realizarem uma fiscalização no tanque presente na lavanderia da residência, localizaram uma larva, que foi coletada para posterior análise e identificação.
Neste momento, relata Nadila, a moradora demonstrou-se nervosa, vindo a empurrá-la. Um pouco depois, inclusive, as impediu de sair da residência, trancando o portão de acesso à rua. Logo mais, a moradora destrancou o portão.
Nisso, as agentes acionaram a polícia militar, que foi até o local e realizou orientação às partes, bem como apresentou as medidas cabíveis. As agentes não desejaram representar contra a moradora.