Na semana passada os profissionais e equipes técnicas da saúde dos municípios da região do Planalto Norte catarinense acompanharam uma roda de conversa sobre o Programa Gente Catarina. Por meio dele, o Governo do Estado pretende melhorar a vida das pessoas, visando elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A iniciativa partiu de cinco municípios da Serra Catarinense e vem sendo ampliado para outros.
“O Planalto Norte inicia o cronograma do Programa gente Catarina, tendo como objetivo adoção de medidas voltadas a viabilizar investimentos e ações por parte do Estado de forma integrada com a análise situacional e regionalizada, permitindo identificar os fatores determinantes dos indicadores de desenvolvimento humano”, relataram as profissionais da atenção primária da regional de Mafra, Gislaine Felix Ramos e Alyne Mendes Correia.
A iniciativa trabalha em quatro eixos que tratam temas como: evasão escolar, mortalidade materna, infantil, precoce e emprego e renda, tendo planos de ação divididos em empoderamento da comunidade escolar, com mapeamento das vocações, fortalecimento da saúde primária, além do monitoramento da violação de direitos. Na região, o programa foca os municípios de Monte Castelo, Irineópolis, Bela Vista do Toldo e Major Vieira.
“O projeto é de extrema importância para nossos municípios poderem rever com um olhar especial algumas estatísticas e assim criar métodos a serem trabalhados para melhorar alguns pontos específicos”, contou a secretária de saúde de Major Vieira, Silvia Clarice Kondrat. Para isso, articulação de ação coordenada e conjunta nos setores de educação, saúde, segurança, desenvolvimento econômico sustentável e desenvolvimento social.
Da redação com informações e imagem da Amplanorte