A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 3ª Subdivisão Policial de São Mateus do Sul, prendeu dois homens, de 31 e 36 anos, suspeitos de envolvimento em um crime de roubo majorado pelo concurso de pessoas (crime que ocorre quando duas ou mais pessoas colaboram para subtrair um bem de outra pessoa, mediante violência ou grave ameaça). Segundo as informações repassadas pela PC de São Mateus do Sul, o crime ocorreu em uma propriedade rural na localidade de Lajeado, em São Mateus do Sul, na noite de 7 de janeiro de 2025.
Na data do crime, os suspeitos invadiram a propriedade e, sob grave ameaça, subtraíram uma bolsa contendo R$ 520,00 em dinheiro e cartões bancários pertencentes à família residente no local. Posteriormente, utilizaram um dos cartões para sacar R$ 2.000,00 na agência da Caixa Econômica Federal em Canoinhas (SC).
A investigação, conduzida pela 3ª SDP de São Mateus do Sul, contou com apoio da Divisão de Investigações Criminais (DIC) da 22ª Delegacia Regional de Polícia de Canoinhas e da Polícia Militar de Santa Catarina. As diligências levaram à identificação dos suspeitos e do veículo utilizado no crime. As investigações também revelaram que os envolvidos possuem grau de parentesco com as vítimas e usaram essa condição para facilitar a ação criminosa.
No dia 11 de fevereiro de 2025, policiais civis do Paraná e de Santa Catarina cumpriram um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o homem de 36 anos, localizado no bairro Vila Nova, em Três Barras (SC). Durante a operação, um telefone celular foi apreendido. Seis dias depois, em 17 de fevereiro, o segundo suspeito, de 31 anos, foi preso preventivamente no bairro Vila Palmeirinha, em São Mateus do Sul.
O inquérito policial foi relatado ao Poder Judiciário dentro do prazo legal. Os indiciados responderão pelo crime de roubo, cujas penas variam de quatro a dez anos de reclusão, com aumento de um terço devido à participação de duas ou mais pessoas.