Neste final de semana, dias 22 e 23 de abril, haverá o Encontro Diocesano de Capacitação para Agentes da Pastoral da Sobriedade, que se realizará na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul.
De acordo com o Padre Iomar Otto, pároco da paróquia, a Pastoral da Sobriedade foi criada em 1998 como uma ação concreta da Igreja frente aos sofrimentos gerados pela dependência química. Contudo, nos dias de hoje, esse trabalho em conjunto se entende para diversos tipos de vícios e até compulsões.
“A Pastoral da Sobriedade, como a palavra diz, é ser sóbrio. Não é só sobre a bebida, as drogas, mas a comida, os remédios, a forma como usamos nosso tempo. Ou seja, os vários exageros que temos e que precisamos equilibrar diariamente”
explica Iomar Otto.
No sábado (22), o encontro inicia às 8h30 e terá encerramento às 18h; já no domingo (23) o início é às 8h e término ao meio dia com o almoço.
Segundo o padre, quem participar do encontro poderá atuar como um agente da Pastoral da Sobriedade nas comunidades da região, formando grupos de apoio para as famílias que sofrem com as consequências das drogas, com a depressão ou com qualquer outro desequilíbrio.
“Por isso, é importante que mais pessoas possam fazer esta capacitação que a Paróquia do Perpétuo Socorro está realizando e abrindo para todos. A capacitação vai ser feita com pessoas da região, cujo preparo é para nossa realidade”
esclarece o religioso.
Para quem deseja participar, a taxa de inscrição é de R$ 50, valor que ajudará no custo do encontro. As inscrições podem ser feitas na secretaria da paróquia ou pelo telefone da secretaria (42) 3532-2376, que também é WhatsApp. O religioso, Iomar Otto, também deixou disponível seu telefone particular para eventuais dúvidas: (42) 99953-7054. O pagamento da taxa pode ser via PIX e depois, nas palavras do pároco, “é só participar”.
Da redação do Portal Cultura Sul.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: