O padre Geraldino Rodrigues de Proença foi afastado das funções religiosas por trinta dias para cuidar da saúde após uma mulher invadir a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Arapongas, no norte do Paraná, na quarta-feira, 12. Testemunhas dizem que a suspeita estaria em um possível surto psicótico. Ainda segundo relato de moradores, ela teria uma “fixação” no padre, de quem receberia aconselhamento e teria se apaixonado.
No dia, o religioso não ficou ferido, conforme a PM.
Em um comunicado feito na internet neste sábado, 15, o Bispo Dom Carlos José de Oliveira disse que o padre passará por cuidados médicos, após ficar abalado com a situação – veja abaixo o post.
A mulher entrou na igreja portando uma arma de airsoft (não letal) e ficou trancada no banheiro por algumas horas. Na hora do incidente o padre estava na igreja. A Polícia Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Médico (Samu), foram acionados.
Após cerca de três horas de negociação, a mulher se entregou e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Veja o comunicado feito pelo Bispo sobre o afastamento do padre
Queridos irmãos e irmãs da Paróquia N. S. Fátima de Arapongas
Fomos surpreendidos pelo fato lamentável ocorrido nesta semana. Sentimentos de apreensão, tristeza e questionamentos são esperados e normais em uma situação como esta. Sofremos todos: padres, leigos e o bispo diocesano. O momento não deve ser de julgamentos precipitados, nem de decisões tomadas no calor do momento.
Devemos aguardar e esperar no discernimento do Espírito.
O pároco Pe. Geraldino, muito abalado pelo acontecido, está sendo acompanhado e estará retirado por trinta dias.
A paróquia será atendida por vários sacerdotes de nossa diocese.
A paróquia não estará desamparada espiritualmente e sacramentalmente.
Atividades como festas, eventos e promoções estão suspensas por enquanto.
Vamos perseverar na oração e vigilância!
Confiamos nas autoridades competentes para esclarecimentos a respeito dos acontecimentos.
Rezamos por todos, especialmente pelos que mais sofrem nesse momento.
A todos nossa oração e bênção!
Dom Carlos José
Bispo diocesano de Apucarana.
O caso
O episódio foi registrado pouco antes das 10 horas da última quinta-feira. A mulher correu para dentro da paróquia supostamente armada, o que mobilizou inúmeras viaturas. A informação inicial era de que ela estava com o padre. No entanto, o sacerdote viu a presença da mulher nas redondezas e ele próprio chamou a PM, deixando o local.
A mulher se rendeu aos policiais e foi levada pelo Samu. Ela estava com uma arma de airsoft (não letal) e negou que pretendia ferir o padre ou algum terceiro. Por isso, ela acabou liberada.
O padre tinha um acordo de restrição firmado no Juizado Especial Criminal (Jecrim), do município, para que mulher que invadiu a igreja não se aproximasse dele.
Com informações GMConline
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: