Segundo a Central de Transplantes do Paraná, criança teve morte encefálica após um acidente e com autorização da família, os órgãos foram doados.
Uma família de Ibiporã, no norte do Paraná, autorizou a doação de órgãos de uma menina, de seis anos, que teve morte encefálica, no domingo (26), segundo a Central de Transplantes do Paraná, conforme a central, até esta quarta-feira (29), sete crianças do Paraná foram beneficiadas com os órgãos.
A morte ocorreu após a criança sofrer um acidente, ao cair de uma caminhonete, no sábado (25). Ela foi hospitalizada em estado grave e morreu no domingo (26), de acordo com a central, foram doados as córneas, as válvulas do coração, os dois rins e o figado da menina.
A doação
Os profissionais da área orientam que as famílias conversem sobre o assunto para saber a intenção de cada um em doar, existe a possibilidade de doações entre parentes vivos. Neste caso é realizada uma série de exames médicos, já doações entre não parentes depende de autorização judicial.
Como posso ser doador?
Para ser doador, você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a a família, que irá autorizar os procedimentos necessários para o transplante.
Da redação com informações Correios dos Campos