O MPPR, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Gaeco, deflagrou nesta quarta (17) a Operação Tonelada, voltada a desarticular uma suposta organização criminosa responsável por roubos e furtos de caminhões e camionetes na região Sudoeste do estado.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, com apoio do Gaeco de Santa Catarina, da Polícia Civil do Paraná e do Instituto de Criminalística, nos municípios de Marmeleiro, Clevelândia, Francisco Beltrão, Pato Branco e Boa Vista da Aparecida, no Paraná, e também nas cidades catarinenses de Tubarão, Palhoça e Abelardo Luz. Conforme apurado, os criminosos seriam autores de ao menos três roubos/furtos de caminhões ocorridos entre maio e agosto de 2020 no Sudoeste paranaense.
Após subtraídos, os veículos eram inicialmente levados para uma propriedade rural em Boa Vista da Aparecida, para uma varredura em busca de rastreadores, e, em seguida, eram encaminhados para a região de fronteira com o Paraguai para serem transformados e comercializados com contrabandistas de cigarro.
Dois dos receptadores de caminhões utilizavam a expressão “Tonelada” para se referir ao esquema – daí o nome da operação.
Da redação com informações MPPR