A tarde desta terça-feira (24) foi marcada por calor intenso e muita fumaça no Paraná, com temperaturas chegando aos 40ºC em Capanema, localizada no sudoeste do estado. A umidade relativa do ar também caiu drasticamente, registrando níveis abaixo de 30% em várias cidades, com destaque para o Norte Pioneiro, onde chegou a apenas 12%.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a combinação de calor, ar seco e a fumaça das queimadas deteriorou ainda mais a qualidade do ar, que já estava comprometida pela baixa umidade. O céu no estado ficou esbranquiçado devido às partículas em suspensão, agravando a situação atmosférica.
Essa condição de ar seco e fumaça deve persistir pelos próximos dias, com previsão de chuva apenas a partir de quinta-feira (26), quando uma frente fria trará alívio e deverá melhorar a qualidade do ar. Até lá, é essencial manter-se bem hidratado para minimizar os efeitos desse clima extremo.
Segundo o Simepar, a máxima registrada em São Mateus do Sul nesta terça-feira foi de 32,7ºC; em Irati, foi de 33,6ºC; e em União da Vitória, 31,6ºC.