Conforme informou o 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de União da Vitória, a ocorrência foi uma ação em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no perímetro municipal de União da Vitória. A abordagem aconteceu por volta das 21h desta sexta-feira (29/07) na BR-153 com um casal detido, arma e munição retidos, carreta e carga de 189 caixas de vinho apreendidas.
O caso é enquadrado como descaminho, quando um produto entra no Brasil sem o pagamento confirmado (até então) de impostos de importação, configurando uma sonegação fiscal. No caso, citado coloquialmente e comumente como contrabando, também e, na ocorrência, 1.013 garrafas de vinho com rótulo argentino, distribuído em quase duas centenas de caixas, 189 contabilizadas.
No resumo da ocorrência, e ação conjunta do 27º BPM com PRF, consta a abordagem ao motorista de uma carreta Mercedes-Benz, de Fazenda Rio Grande, e constatação da carga ilegal. Além do condutor, também detida uma mulher. No caminhão, ainda, os policiais localizaram uma pistola marca taurus 9mm, carregada com 16 munições e outras 18 no console central do veículo.
O motorista relatou ter comprado a arma para evitar assaltos e teria registro da mesma, mas não apresentou. Também, ter sido contratado em Itapejata do Oeste/PR para transportar o vinho até Curtiba, por R$ 3,00 a caixa. Ele disse não conhecer o contratante e mencionou que alguém ligaria para orientar sobre onde descarregar, assim que chegasse na capital. O condutor, mulher e materiais foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil, com ele detido.


Da redação com informações e imagens do 27º BPM