O meteorologista, Lizandro Jacóbsen, do Simepar atualizou as informações com relação aos tornados que atingiram o Paraná, na última sexta-feira (7).
Conforme informado, foram registrados três tornado que atingiram quatro cidades. O que passou por Rio Bonito do Iguaçu também atingiu a cidade de Porto Barreiro.
Segundo o meteorologista, a intensidade no município foi menor com escala de ventos inferiores a 200km/h. As rajadas provocaram vários estragos também na área rural.
As cidades afetadas pelos tornados foram: Rio Bonito do Iguaçu com uma tempestade supercelular provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.
Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.
As análises de indícios e imagens de radar seguem em outras cidades, que também relataram problema com vendaval, para identificar o fenômeno.
“Vamos ver se tivemos mais municípios”, afirmou Lizandro Jacóbsen.