Após seguir os passos indicados, a mulher começou a receber ligações de um “atendente” via WhatsApp, que solicitou o pagamento de um depósito calção para concluir o processo. A vítima então fez um pagamento via PIX, conforme solicitado. No entanto, ao perceber que não havia recebido o valor da venda, ela foi orientada a atualizar o aplicativo, mas sem sucesso.
Em novo contato com o “atendente”, a vítima foi informada de que deveria realizar o processo novamente, mas desta vez por meio de outro banco, sob a ameaça de que seu nome seria incluído no SPC. A vítima então efetuou um novo pagamento via PIX, mas novamente não obteve retorno. Desconfiada, ela percebeu que havia caído em um golpe e procurou a polícia para registrar o ocorrido.
A mulher foi orientada quanto às providências cabíveis. A Polícia Militar alerta a população para os riscos de golpes realizados por meio de aplicativos e plataformas digitais, recomendando cautela ao realizar transações online.
Atenção aos golpes digitais!
Golpistas estão cada vez mais sofisticados e utilizam plataformas de venda online para enganar usuários, como no caso relatado em General Carneiro. Um dos métodos mais comuns é a exigência de depósitos ou pagamentos como forma de validar cadastros ou concluir transações. É fundamental desconfiar de qualquer solicitação de pagamento antecipado e nunca fornecer dados pessoais ou financeiros a terceiros sem verificar a autenticidade da negociação. Confira algumas medidas de segurança:
- Antes de realizar qualquer operação, confirme as informações diretamente com a plataforma oficial do banco ou peça ajuda a alguém de confiança;
- Evite clicar em links enviados por desconhecidos;
- Nunca compartilhe códigos de autenticação/verificação de aplicativos de redes sociais ou bancários;
- Caso suspeite de golpe, encerre a comunicação imediatamente e procure a polícia.
A prevenção e o cuidado são as melhores armas contra esse tipo de crime.
Com informações de 27°BPM