Cultura

Moradora denuncia falta de manutenção e depredação no Museu do Bromado em São João do Triunfo

17 de maio de 2023 - Atualizado há 5 meses atrás
5 minutos de leitura

Por Redação 97

Moradora denuncia falta de manutenção e depredação no Museu do Bromado em São João do Triunfo

A falta de manutenção e a depredação do Museu do Bromado, localizado no interior de São João do Triunfo, está gerando indignação de muitos moradores da localidade. Nesta semana, o Portal Cultura Sul FM, recebeu fotos mostrando o cenário de abandono e destruição do local, junto com um pedido de ajuda para que algo seja feito para recuperar o espaço que guarda a história e a tradição da cultura Polonesa de São João do Triunfo.  

“Passei em frente do Museu do Bromado e está caindo. A área dele já caiu toda, uma parte do telhado está caindo também, onde está o prefeito e o pessoal da prefeitura que não fazem nada, e não tomam atitude pra fazer alguma coisa. Esse espaço pelo que sei, é tombado e deveria vir verba para manter. Eu fiquei muito triste de ver o museu nessa situação, peço ajuda para vocês, que falem e tente ajudar”, desabafou a moradora que preferiu não se identificar.

O Portal Cultura Sul entrou em contato com a secretária de administração da Prefeitura de São João do Triunfo, Maria Angélica Gabre Halila, responsável pelas licitações que relatou que a administração municipal já está com um projeto de reforma em andamento para o Museu da Colônia Bromado, e que a obra só não iniciou ainda, devido aos tramites licitatórios.

“Foi elaborado projeto de reforma e em sequência abrimos o processo de licitação para contratação de empresa para execução da obra. Neste processo houve apenas uma empresa participante a qual foi inabilitada devido à falta de apresentação de documentos necessários”, relatou.

 Angélica disse que neste meio tempo, houve mais danos no imóvel do museu onde a varanda do lado direito desmoronou, e este fato não estava previsto no projeto e planilha de custos inicial. “Após esse desmoronamento, foi feita nova avaliação e constatado a necessidade de novo projeto. Tendo em vista dos fatos, estamos readequando o projeto para contemplar todos os itens necessários para reforma e em seguida abertura de novo processo de licitação”, explicou.

Quando questionada sobre o tombamento do imóvel, e o valor da obra, Angélica contou que o museu não é tombado como muitas pessoas imaginam. “O imóvel não é tombado e o valor da obra teremos após finalização do projeto, que é a base pra elaboração da planilha de custos. Quanto a modalidade de licitação, precisamos ter primeiro o valor definido. Tudo depende dos tramites do processo, mas pretendemos publicar dentro de 30 dias a nova licitação.”, disse.

Da redação Cultura Sul

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais