Destaque

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

29 de julho de 2022 - Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Foto: Meramente Ilustrativa

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A vítima era um homem, de 41 anos, morador de Uberlândia, em Minas Gerais, com comorbidades e imunossuprimido. Até ontem, apenas cinco pessoas haviam morrido pela doença em todo o mundo durante o surto atual, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

Em nota, a pasta informou que a vítima era um homem, de 41 anos de idade, que já tratava outras doenças, incluindo um câncer, o que ocasionou o agravamento do seu quadro de saúde.

Ainda de acordo com o ministério, o homem, cujo nome não foi divulgado, estava hospitalizado em um hospital público de Belo Horizonte, onde sofreu um choque séptico, agravado pela varíola dos macacos. De acordo com o ministério, “a causa do óbito foi o choque séptico”.

As secretarias de Saúde de Minas Gerais e de Belo Horizonte informaram que ainda estavam verificando o caso antes de se pronunciarem. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, o país tem 1.066 casos da doença confirmados em 16 unidades da Federação.

O Paraná possui 21 casos de varíola dos macacos, todos em Curitiba. São 20 homens e uma mulher.  Nesta quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a transmissão comunitária na cidade.

Varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas, além das lesões na pele, envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Com informações do Ministério da Saúde e foto  Pixabay

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais