As matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino do Paraná para o ano letivo de 2025 terminam nesta sexta-feira (6).
Os interessados devem realizar o procedimento na Área do Aluno, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). O limite de horário para garantir a vaga é até as 23h59. Depois do prazo, a vaga irá para outro estudante que deseje estudar na mesma escola. O mesmo vale para os interessados em curso técnico integrado ao ensino médio.
Mesmo se perder o prazo das matrículas, o estudante terá acesso às vagas disponíveis em outras instituições de ensino (conforme disponibilidade).
Matrículas na rede estadual de ensino do Paraná
Alunos maiores de 18 anos ou responsáveis podem confirmar a vaga, pedir mudanças de escola ou optar por cursos técnicos integrados ao ensino médio. Após a solicitação, o resultado é enviado por e-mail.
“O aluno que perdeu o prazo de matrícula e não conseguiu uma vaga na escola de sua preferência ainda pode garantir a continuidade dos estudos. Há vagas suficientes disponíveis em outras instituições. Neste caso, a recomendação é que o estudante busque a que melhor lhe atender”, explica o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
As famílias que têm dificuldades no acesso à internet e não conseguirem realizar o procedimento poderão, a partir do dia 06 de janeiro de 2025, buscar apoio nas escolas estaduais ou nos Núcleos Regionais de Educação. Documentos como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar podem ser anexados digitalmente ou entregues presencialmente na escola até o início do ano letivo, em 5 de fevereiro de 2025.