Política

Línguas polonesa e ucraniana são oficializadas Patrimônio Cultural Imaterial de Mallet

21 de junho de 2022 - Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura

Por Redação 97

Línguas polonesa e ucraniana são oficializadas Patrimônio Cultural Imaterial de Mallet

São dois projetos de lei basicamente com o mesmo objetivo e mesmas prerrogativas, apenas o de nº 006/2022 se reporta aos poloneses e o 007/2022 aos ucranianos e ambos aprovados por unanimidade. O parágrafo único das proposições cita as línguas serem “uma das expressões culturais de Mallet e, portanto, patrimônio imaterial – herança cultural dos imigrantes poloneses [ucranianos] que povoaram o município”.

Citando ser prerrogativa da prefeitura “promover ações e parcerias com instituições e organismos locais, regionais, nacionais e internacionais, a fim de viabilizar pesquisas, projetos, campanhas, eventos, incentivos ao aprendizado, entre outros, relativo a língua polonesa [ucraniana]”. Também criar grupos de estudos e de trabalhos, ações e atividades a serem desenvolvidas junto às escolas e comunidades de todo o município.

Na justificativa, as proposições mencionam o início do município e o povoamento, tendo nos poloneses e em seguida os ucranianos vetores dessa ocupação territorial. Legado presente na arquitetura, costumes, língua falada, religiosidade, tradições, e demais atributos a serem mantidos e potencializados na promoção do turismo e valorização da cultura e história preservada. Considerando a língua patrimônio imaterial malletense.

A iniciativa, das duas proposições, é dos vereadores Serjo Gryczak, Delcio Jurandir Osinski e Kelly Calisto Grzeszczyszyn. Mallet mantém essas características de ambas as tradições presentes no dia a dia dos seus municípios. Várias comunidades malletenses mantêm valores das etnias preservados e passados de geração a geração. A sanção dessas leis, segundo os proponentes, fortalece essa identidade e suas permanências.

Serjo preside o legislativo nesse ano. Seu trabalho tem sido pautado na defesa dos povos eslavos: ucranianos e poloneses. Para ele, ambos os projetos podem abrir portas na área do turismo, religiosidade, cultura e tradições. “É muito comum nos dias de hoje fazer intercâmbios”, explica. Aulas das línguas polonesas e ucranianas, segundo o presidente, é outra ação projetada com a aprovação dessas leis pelos vereadores.

Essas leis são bem diferentes da lei municipal 2479/2021, de Prudentópolis do ano passado, onde “dispõe sobre a co-oficilialização da língua ucraniana à língua portuguesa”. Replicado de forma errada na mídia regional sob Mallet ter sido a segunda cidade ‘do Paraná a co-oficializar a língua ucraniana no Brasil.’ Os objetivos até são similares, mas as proposições malletenses versam sobre Patrimônio Cultural Imaterial.

A prefeitura de Mallet, por meio da assessoria, informou que apenas aguarda os trâmites legais para sancionar. Assim que estiverem em vigor vão possibilitar além da manutenção do legado existente, elencar diversas ações no campo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de ambas as cultas existentes no município. Previstas ações de políticas públicas nesse sentido.

Da redação com informações e imagem da Câmara de Vereadores de Mallet e presidência

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais