Nesta semana comemoramos um grande feito para São Mateus do Sul, que foi e que ainda é motivo de orgulho para toda a comunidade são-mateuense: no dia 28 de agosto de 2021, nossa cidade recebia o título de Capital Polonesa do Paraná.
Por meio da Lei Estadual 20.655/2021, promulgada em julho de 2021 e idealizada pelo Emerson Bacil, enquanto Deputado Estadual na época, São Mateus do Sul teve seu legado reconhecido e recebeu o título em razão do seu patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, linguístico, turístico e dos saberes. Uma conquista que honra os imigrantes e todos os inúmeros descendentes de poloneses.
Além do título, a lei também insere a Festa Tradycje Polskie no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná, que é comemorada anualmente durante o mês de agosto.

Foto: Arquivo de Emerson Bacil
Na época, a entrega oficial do título foi realizada no meio da tarde – durante a II Polskie Smaki, no dia 28 de agosto de 2021 – para o presidente da Fundação Cultural de São Mateus do Sul, José Carlos Janowski.
“Foi o Tradycje Polskie que deu esse pique inicial”, recorda José Carlos junto da professora e historiadora Hilda Jocele Digner Dalcomuni, que criaram a justificativa do Projeto de Lei de Emerson Bacil, o que teve como a contribuição e coautoria do parlamentar Evandro Araújo: “Meu Deus do Céu quase chorei”, definiu.
São mais de 130 anos da vinda dos poloneses e povoamento da região que foram dignamente reconhecidos de forma oficial pelo Governo do Paraná, a partir da proposição do ex-deputado estadual Emerson Bacil.
“Nós estamos acostumados com a dança, música polonesa, culinária, arquitetura, até com a língua falada. São Mateus do Sul é lembrado por essas características, por esse legado, presente nas igrejas, na fé e cultura do povo, mas não existia a Lei para oficializar e imortalizar tudo isso. É nossa história são-mateuense que se concretiza, nosso orgulho e nossas raízes, agora de forma oficial no Paraná e no Brasil”, destaca Bacil.
São Mateus do Sul, então, comemora com orgulho a história, a cultura que permanece viva em movimentos e grupos como o Karolinka, o Cepom, a Braspol e em programas de rádios, como o “Tradycje Polskie” na Cultura Sul FM. Tantos valores desse patrimônio que simboliza e valoriza o povo, os imigrantes e seus descendentes e a formação histórica e cultural de São Mateus do Sul e da região.