O Lar São Mateus através da presidente da instituição, Iara do Rocio Portes, vem através dessa publicação, apresentar o Balanço Patrimonial da instituição publicado anualmente como forma de prestação de contas e esclarecimentos a toda comunidade. Segue a baixo ofício encaminhado com o balanço patrimonial completo à comunidade e um pouco da história dessa importante instituição para São Mateus do Sul.
Conheça um pouco sobre a história do Lar São Mateus
No ano de 1971, em 07 de dezembro de 1971, fundou-se por meio da iniciativa de pessoas da sociedade a instituição de caridade e de utilidade pública, com os objetivos de atender a velhice desamparada, e proporcionar à comunidade oportunidade para desenvolver os sentimentos de fraternidade para com os menos favorecidos pela sorte.
Em um primeiro momento, a instituição funcionou em um prédio cedido pelo Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes. Em 25 de abril de 1977 teve o término de suas atividades por falta de pessoas idosas a serem atendidas passando ao atendimento ao bem estar do menor, através da aplicação do plano de prevenção da marginalização e outros compatíveis em seus objetivos.
Com início das suas atividades em 25 de abril de 1977, O Lar São Mateus, com finalidade a promoção social de famílias economicamente vulneráveis em idade a partir de 4 meses a 10 anos em regime de contra turno escolar, através de programas, ações e serviços voltados para as áreas social, de saúde, educação, segurança alimentar e nutricional e da promoção do voluntariado.
Em 2010, adequando-se as exigências legais, passou a atender exclusivamente a faixa etária de 5 a 10 anos completos, caracterizando-se como a única instituição do município a prestar este tipo de atendimento, através de oficinas socioeducativas.
O Lar São Mateus desenvolve um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com as crianças conforme a Resolução CNAS nº 109/2009 tratando-se de um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Onde foi reordenado em 2013 por meio da Resolução Conselho Nacional de Assistência Social -CNAS nº01/2013.
A entidade funciona com o apoio dos sócios contribuintes, eventos sociais, participações em projetos e Repasse de subsidio financeiro da Prefeitura Municipal que representa grande significância para podermos dar continuidade às ações desenvolvidas.
Da redação Portal Cultura Sul com informações do Lar São Mateus