O estudante lapeano Leonardo Wonsovicz da Silveira, aluno do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual São José e, foi o estudante da Lapa selecionado para um intercâmbio de três meses, que irá levar alunos da rede estadual do Paraná para a Nova Zelândia. “Estou muito animado, porque vou aprender o inglês, a cultura e ver as paisagens, estou muito ansioso”, conta Leonardo.
O programa é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e chama-se “Ganhando o Mundo”, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, eles permanecem hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa e ampliando os conhecimentos. No Paraná, 100 alunos farão a viagem.
A seleção dos estudantes
Primeiro era preciso estar matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021 (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.
Portanto, o Leonardo não é um sortudo que ganhou um sorteio pra ir estudar alguns meses na Nova Zelândia. Ele é ‘simplesmente’ o estudante do 9º ano que no ano passado teve as melhores notas dentre todos os alunos das escolas estaduais do município da Lapa.
Com informações e foto da Rádio Legendária FM 95,9