Alguns dos peixes nas imagens apresentadas estariam agonizando. Segundo o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, explica que o problema aconteceu em cinco quilômetros da extensão do rio naquela região, onde os peixes começaram a agonizar.
O Instituto ainda confirmou a situação que ocorreu no Rio Iguaçu. Em entrevista com o Canal 4 TV, Renato Lachovisk do IAP, diz que foi feito um levantamento sobre o assunto, porém não tem como precisar qual seria o fator das mortes, pois o volume de água estava adequado.
Ainda a entrevista aponta que no levantamento de informações, somente encontraram peixes mortos do dia anterior descendo rio abaixo, sendo que poderia ser algo específico, segundo Lachocisk, se teve uma descarga de algum poluente foi pontual, e em grande quantidade para a situação.
Ainda o colaborador do IAP informa que somente peixes de porte pequeno foi encontrado agonizando ou mortos, nenhum peixe de grande porte foi detectado nas mesmas condições dos restantes.
Foi tentando contato com o IAP de União da Vitória, para mais explicações, porém até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.