Os órgãos de saúde pública de União da Vitória confirmaram o diagnóstico de leptospirose em um homem de 55 anos, residente no bairro Nossa Senhora da Salete, no Distrito de São Cristóvão. Além disso, há relatos de casos suspeitos que aguardam resultados de exames médicos.
O paciente, que teve contato direto com as águas da enchente em 12 de outubro, começou a apresentar sintomas preocupantes, incluindo dores no corpo, fadiga extrema, vômitos e problemas respiratórios. Como resultado, o homem deu entrada no Hospital Regional em 18 de outubro, tendo que ficar internado e fez os exames necessários, tendo o diagnóstico de leptospirose no dia 26. Após receber tratamento médico e acompanhamento, o paciente teve alta nesta segunda-feira, dia 30.
A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida por exposição direta ou indireta à urina de animais, especialmente ratos, infectados pela bactéria leptospira. Essa bactéria pode estar presente em locais como esgotos e bueiros. Qualquer pessoa com ferimentos ou arranhões que tenha contato com água contaminada está em risco de infecção, sendo essa situação mais comum durante inundações e enchentes.
O tratamento da leptospirose varia de acordo com a gravidade da doença. Em casos leves, o atendimento é ambulatorial, mas em situações mais graves, a hospitalização imediata é necessária. Os pacientes podem desenvolver sintomas adicionais, como hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar a complicações potencialmente fatais. Portanto, a conscientização e a prevenção são fundamentais, especialmente em áreas propensas a alagamentos e enchentes.
Da redação Portal 97 com informações Canal 4tv
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942