Governo Federal confirma R$ 1 bilhão para expansão em energia no PR
25 de fevereiro de 2021
- Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura
Por Redação 97
Deputado Emerson Bacil com o Presidente Bolsonaro no evento em Foz do Iguaçu
O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira (25/02) ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, do anúncio de revitalização do sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão (HVDC) de Furnas, que transmite ao mercado brasileiro a energia produzida pela usina de Itaipu. O evento foi realizado na subestação de Furnas em Foz do Iguaçu (PR).
Na cerimônia o presidente assinou o plano de expansão de energia, documento publicado anualmente pelo Ministério de Minas e Energia para o planejamento das políticas públicas do governo. O deputado estadual Emerson Bacil participou do evento. “Importante estar presente para dialogar com o Governo Federal e é uma oportunidade para encaminhar as demandas da região”, disse.
O sistema de Furnas é responsável pela transmissão ao mercado brasileiro da energia que o Paraguai não consome. A revitalização da linha de transmissão é essencial para reforçar a segurança energética do Brasil para as próximas décadas, pois a estrutura opera há 36 anos e está no fim da vida útil, conforme a informaram diretores e técnicos da usina.
De acordo com a Itaipu, o investimento será de cerca de R$ 1 bilhão, com aporte da margem brasileira da usina, nos próximos cinco anos. Os investimentos serão para modernizar os equipamentos responsáveis pela transmissão de energia. Na cerimônia, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, frisou a importância das melhorias no sistema de transmissão para o Brasil.
Segundo o ministro, a situação ocasiona problemas no sistema elétrico, como ocorreu no Amapá, em novembro de 2020, e no Texas, nos EUA. “Nos próximos 60 meses as empresas estenderão a vida útil das instalações, dotando de confiabilidade operativa ao sistema de transmissão. Ao modernizar o sistema, estaremos garantindo ao consumidor brasileiro a prestação do serviço adequado de energia elétrica, sem intercorrências.”, disse Albuquerque.
O evento contou a presença, além de Ratinho Junior e do deputado Emerson Bacil, do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, diretor-presidente de Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito, e demais autoridades.
Bacil frisa a importância deste investimento tanto para o Paraná quanto ao País. “Como foi dito pelo ministro, fomenta maior segurança e evita possíveis apagões”, observa. O deputado aproveitou a agenda em Foz do Iguaçu para pontuar demandas, na sua representatividade parlamentar, que vem atuando com setores do Governo Federal, além de conversar com o próprio Bolsonaro.
“Às vezes as pessoas perguntam: mais o que um deputado vai fazer num evento destes? Eu respondo: oportunidade de conversar com autoridades e criar os acessos para solucionar outras questões regionais e paranaenses que carecem de resolução”, afirmou o parlamentar.
Desde o início do mandato de Bolsonaro, esta é a quinta vez que o presidente visita Foz do Iguaçu. A última vinda ocorreu no dia 4 de fevereiro, para a inauguração do Centro Nacional de Atletismo, em Cascavel. O plano assinado prevê investimentos para os próximos dez anos, visando a expansão equilibrada da oferta energética, com sustentabilidade técnica, econômica e socioambiental.
Da Redação Cultura Sul FM
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩