Na tarde desta segunda-feira (29), imagens de um animal silvestre atropelado na BR-476, logo após a ponte do Rio Iguaçu, em São Mateus do Sul, chegaram à redação do Portal P97.
A equipe entrou em contato com a Polícia Ambiental da Lapa, que informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente seria a responsável por realizar o resgate e encaminhar o animal ao setor de Fauna do Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba.
De acordo com a secretaria de meio ambiente que realizou a coleta do animal, tratava-se de um gato-do-mato (Leopardus tigrinus), encontrado no km 276 da rodovia, já em óbito, possivelmente em consequência de atropelamento. O animal passou por tratamento inicial de refrigeração, realizado pela Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul, e será destinado ao Museu de História Natural, onde deve ser taxidermizado após avaliação estrutural.
O caso reforça a importância da atenção dos motoristas em trechos de rodovia que cortam áreas de preservação, onde a travessia de animais silvestres é frequente e os atropelamentos são uma das principais causas de morte dessas espécies.