A justificativa é escassez de recursos no município. O evento tem na organização o Provopar Municipal, com apoio da prefeitura. No ano de 2022, até diferente de outras cidades, Inácio Martins realizou sua festividade municipal entre 9 e 12 de junho, com diversas atrações desde comida à base de pinhão, passando por shows, festival de música, baile e olimpíadas do agricultor familiar.
A 15ª Festa, prevista para os dias 9, 10 e 11 de junho, neste ano acabou tendo o cancelamento confirmado pela organização nesta quinta-feira, 27. Uma nota oficial, assinada pelo prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, e pela presidente do Provopar local, Suzete Maria Baitala, justificam no momento econômico, elevados custos com a saúde e momento da Educação para chegar a essa decisão.
Segundo a nota, os repasses financeiros ao município estão diminuindo. Também, os custos dos serviços de saúde, somados ao fato da Santa Casa de Irati, hospital de atendimento regional, estar em dificuldade financeira e necessidade de buscar alternativas para manter esse trabalho prioritário. Junto disso, a necessidade investir na segurança das escolas de Inácio Martins.
“Por cautela estamos cancelando a festa do pinha deste ano, mas confiantes de que a economia do país irá melhorar, já estamos pensando na festa do pinhão para o ano de 2024”, cita a nota. Os comentários, a partir da postagem, dividem opiniões entres os que apoiam a iniciativa e aqueles que contestam a decisão. Questionado pela reportagem, Junior Benato apenas confirmou “cancelado”, com emoji triste.
Da redação com informações da organização e imagem reprodução/festa do pinhão 2022
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: