Uma postagem feita nesta quinta-feira (23/06) e deletada logo depois citava a lei municipal 1.504/2022 de iniciativa do presidente da Câmara Serjo Gryczak. A proposição estabeleceu feriado municipal o dia do Sagrado Coração de Jesus em Mallet, sendo aprovada por unanimidade por todos os vereadores. A data é sempre a segunda sexta-feira após o dia de Corpus Christi, elencando ao calendário nacional.
“Destaca-se que a lei não estabeleceu como ponto facultativo e sim como feriado municipal obrigatório. Contudo, é importante mencionar, que a referida lei pode ser alterada pelos vereadores, mudando o feriado municipal para ponto facultativo”, apontava a postagem feita no Facebook (Secretaria de Indústria e Comércio, Mallet – PR). Logo depois a divulgação foi deletada, com as informações.
Outra situação apontada era a dúvida sobre o calendário escolar, segundo o post, “planejado antes do próximo ano legislativo, de modo que não houve possibilidade de ser incluído nesse ano”. Também necessidade de dialogar. “Acredita-se que essa decisão deveria ser tomada em conjunto, com todos os setores envolvidos e impactados, incluindo indústria, comércio, turismo e, consultar às secretarias municipais envolvidas.”
“Pois no mesmo mês já consta em calendário dois feriados municipais, desse modo seria prudente uma avaliação em conjunto com os empresários e representantes locais para estudar a possibilidade de converter um dos feriados para facultativo, pois é importante levar em consideração o impacto que feriados em sequência causam ao comércio e indústrias”, aponta a postagem atribuída a fala ao secretário de Indústria e Comércio, Jossoel Nicolaico (Léo). Deletada logo depois.
Procurado pela reportagem, Serjo Gryczak afirmou que, em “23 de maio eu alertei que eles deveriam divulgar sobre a lei sancionada. A fim de todo comércio e população estarem cientes do feriado.” O presidente opina que essa divulgação e orientação, conforme apontou ao secretário, acabou não ocorrendo. “Não fizeram nada e na véspera ‘jogaram’ pra cima da Câmara”, observa.
Sobre a postagem feita, Gryczak disse ter cobrado o secretário Léo e pedido para o mesmo se retratar. Supostamente seus argumentos teriam levado ao ato de excluir a postagem. A redação fez contato com o número informado na página do Facebook onde o post foi colocado e deletado, questionando essas ações. Houve uma resposta de que “já te respondo, só um minuto, por favor”. Novas tentativas de esclarecimentos foram feitas.
O secretário chegou a escrever: “Se puder contactar ao Prefeito, estou reunião no momento”. Em seguida apagou a mensagem no WhatsApp. Informado ao mesmo que a pergunta estava se referindo ao conteúdo postado na página Facebook (Secretaria de Indústria e Comércio, Mallet – PR) e os motivos de ter sido deletada, não cabendo, supostamente, ao prefeito assessorar o secretário nesse sentido.
Ficando em aberto o espaço para mais esclarecimentos. Um interlocutor da prefeitura de Mallet, procurado pela reportagem, afirmou que o secretário iria responder, mas sem retorno até o fechamento da reportagem. O entendimento, nos bastidores, é da dificuldade de estabelecer o meio termo, entre o feriado valorizando a data e o comércio, indústria e serviços nesse conjunto todo relacionado.
Da redação com informações da Câmara, vereador Serjo Gryczak, prefeitura e Secretaria de Indústria e Comércio, Mallet – PR