Obituário

Ex-governador do Paraná, Emílio Hoffmann Gomes morre aos 96 anos

20 de agosto de 2021 - Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Ex-governador do Paraná, Emílio Hoffmann Gomes morre aos 96 anos

Foto: Reprodução Facebook

Emílio Hoffmann Gomes, ex-deputado que chegou a ocupar o cargo de governador do Paraná, morreu nesta sexta-feira (20) aos 96 anos de idade. A causa da morte ainda não foi confirmada e não há informações sobre velório e enterro.

Em 1973, com a morte do governador Pedro Viriato Parigot de Souza, Emílio Hoffmann Gomes foi eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa e desempenhou na função até 15 de março de 1975.

Durante o período como governador, Gomes deu prioridade à implantação de cidades industriais, reforçou o apoio governamental à agricultura, desenvolveu inteligente política municipalista, investiu na educação e cultura, enfim, tendo de lutar contra um período curto de governo, mesmo assim deixou sinais indeléveis da sua capacidade de trabalho.

Depois disso, ele foi nomeado auditor do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), onde se aposentou.

Quem foi Emílio Hoffmann Gomes

svg%3E
Retrato do ex-governador na década de 70.

Nasceu em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, no dia 19 de julho de 1925. Graduou-se em engenharia pela Faculdade de Engenharia do Paraná, então UFPR (Universidade Federal do Paraná), em 1949.

Filiou-se ao Partido Democrata Cristão e acabou eleito deputado em 1962 com 9.402 votos. Vivenciou a ditadura militar e foi reeleito duas vezes, assumindo o governo do Estado após a morte prematura do governador eleito Pedro Viriato Parigot de Souza.

Conforme o livro História biográfica da república no Paraná, Emílio Gomes “realizou um governo profícuo e sem turbulências. Atingiu muitas das suas metas, anunciadas ao empossar-se, entre as quais as de incorporar o Paraná ao processo do desenvolvimento nacional; aprofundar o entrosamento entre o governo e a iniciativa privada, com o propósito determinado de otimizar a eficiência da economia como sistema; fortalecer a base econômica do Estado e a expansão de seus centros de crescimento, aproveitando as oportunidades de suas potencialidades naturais e locais e, finalmente, conjugar esforços para atender aos crescentes reclamos sócio-culturais do Estado”.

Da redação com dados do Paraná Portal

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais