Mais um acidente foi registrado no trevo que dá acesso a Paulo Frontin na BR-476. O trecho ficou conhecido como “Trevo da Mureta” devido ao elevado número de acidentes que frequentemente tem acontecido no lugar. O último acidente noticiado pelo Portal Cultura Sul no mesmo local foi o registrado no dia 23/12, onde duas carretas se envolveram no acidente, ou seja, outro acidente foi registrado em menos de 5 dias
Na madrugada desta segunda-feira (26), um caminhão com placas do Rio Grande do Sul tombou ao bater no muro do trevo que dá acesso a Paulo Frontin no BR-476. O casal que estava no caminhão sofreu escoriações leves. Segundo informações, no momento do acidente chovia.
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A obra de 2018 possibilita o acesso à cidade de Paulo Frontin, pela intercessão das rodovias BR-476 e BR-153. Porém, após sua conclusão, muitos acidentes foram registrados no local. Além disso, os motoristas possuem muitas dúvidas quanto à sinalização das vias, colaborando para que novos acidentes ocorram.
Antes da obra, a passagem para Paulo Frontin era por meio de uma rotatória. Com a readequação, foi implantada uma espécie de mureta no meio da via, indicando a possibilidade de acesso a Paulo Frontin ou sentido São Mateus do Sul e União da Vitória.
Quem vai de União da Vitória a São Mateus do Sul é necessário acessar uma segunda pista à direita para seguir viagem. Por outro lado, os condutores que precisam se deslocar para Paulo Frontin seguem pela pista principal da BR–476.
É exatamente esse ponto que causa desentendimento entre os motoristas e, consequentemente, acidentes: é necessária uma parada no meio da pista para que os veículos que fazem o sentido contrário (São Mateus do Sul / União da Vitória) possam passar. Enquanto aguarda essa passagem, o trânsito que está vindo atrás, fica travado.
Já para os usuários que desejam seguir para Paulo Frontin e, involuntariamente utilizam a via lateral, não conseguem corrigir a conversão, por conta da mureta, necessitando seguir pela rodovia até encontrar um ponto de retorno.
Além da sinalização com a mureta, o local dispõe de Fiscalização Eletrônica, com limite de velocidade de 60 quilômetros por hora.
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A readequação do trevo iniciou em abril de 2018. Para autoridades da época, em abordagens da imprensa regional, a obra era vista como importante para toda região em termos de infraestrutura e agilidade no tráfego.
O valor orçado naquele ano foi de R$ 1,1 milhão, com recursos federais.
O projeto, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve o objetivo de facilitar a conversão de veículos, com a implantação de uma mureta no meio a pista entre as rodovias das BR-153 e 476.
Da redação