O presidente Jair Bolsonaro gravou e enviou um áudio nesta quarta-feira(8), a grupos de caminhoneiros pedindo que liberem as rodovias do País. Bolsonaro diz que a ação “atrapalha a economia” e “prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres”.
A informação é do Portal G1, e a autenticidade do áudio foi confirmada pelo ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Em vídeo publicado em grupos de WhatsApp, o ministro reafirmou a preocupação do presidente com o bloqueio das estradas.
O G1 também divulgou o conteúdo da gravação de Bolsonaro: “Fala para os caminhoneiros aí, que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação e prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres. Então, dá um toque no caras aí, se for possível, para liberar, tá ok? Para a gente seguir a normalidade. Deixa com a gente em Brasília aqui e agora. Mas não é fácil negociar e conversar por aqui com autoridades. Não é fácil. Mas a gente vai fazer a nossa parte aqui e vamos buscar uma solução para isso, tá ok? E aproveita, em meu nome, dá um abraço em todos os caminhoneiros. Valeu”.
Paralisações e bloqueios parciais foram registrados em estradas de ao menos 13 Estados.
Na região, informações de bloqueios na BR- 476, na Lapa e em São Mateus do Sul em frente ao Posto Triângulo, onde os organizadores afirmaram que seria liberado a passagem de veículos de passeio, ônibus, caminhões com cargas perecíveis e veículos especiais.
A informação dos bloqueios na tarde de ontem levou muitos motoristas receosos com uma possível falta de combustível, correrem aos postos para abastecerem seu veículos.
Da Redação