Um drone de alta tecnologia ajudou o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina a localizar e resgatar o corpo de um banhista que morreu afogado, nesta terça-feira (14), na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). A vítima tinha 23 anos e era natural da capital catarinense.
De acordo com a corporação, os bombeiros utilizaram um drone RPA (Aeronaves Remotamente Pilotadas) para localizar o corpo do jovem. “Com ações rápidas e coordenadas, as equipes de mergulho e salvamento iniciaram buscas na água, enquanto a moto aquática da Praia Mole atuava na superfície”, informou o órgão.
Durante as buscas, as equipes usaram o drone RPA Hórus-46 para sobrevoar a área onde a vítima havia desaparecido. Em cerca de 20 minutos, o equipamento localizou a vítima submersa, permitindo que as informações de localização fossem rapidamente repassadas ao condutor da moto aquática, que transportou os mergulhadores até o ponto indicado.
Veja as imagens impressionantes:
A vítima, que não teve a identidade revelada, foi encontrada no segundo mergulho dos bombeiros. O corpo dele foi posicionado sobre a prancha de salvamento e levado para a faixa de areia. “A utilização do drone foi decisiva para a precisão e agilidade do resgate, mostrando como a tecnologia é uma aliada indispensável em operações de busca e salvamento”, afirmou o Corpo de Bombeiros.
Fonte: Banda B