Portal Cultura Sul FM

Destaque

Diferente de São João do Triunfo, São Mateus do Sul não cobra taxa anual por lotes de sepulturas

25 de novembro de 2022 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Diferente de São João do Triunfo, São Mateus do Sul não cobra taxa anual por lotes de sepulturas

Foto: Arquivo Portal Cultura Sul FM

O esclarecimento sobre o assunto para a reportagem partiu do secretário de Meio Ambiente, Tiago Kruchelski Huk. Conforme a Lei Complementar nº 08/04 que instituiu o Código Tributário do Município, a prefeitura de São Mateus do Sul apenas cobra 1,40 Unidade Fiscal Municipal (UFM) por m² ou fração para concessão perpétua de espaço em cemitério. Descartando qualquer outra cobrança anual sobre sepulturas.

O valor de cada UFM é de R$54,84, válido para o ano 2022 e corrigido anualmente no mês de novembro com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou outro índice equiparado que o substitua. O espaço padrão estipulado é de 3,75m², o que custaria R$ 287,93. Diferente de São João do Triunfo, que cobra uma taxa anual, os são-mateuenses pagam uma única vez para ter a chamada concessão perpétua.

Para tanto, o secretário ressaltou que não se cogita nenhuma outra cobrança fora a estabelecida no código tributário. “Somente essas taxas são cobradas, não será implementado mais nenhuma taxa”, frisa. Destacou também que o valor único para a concessão da sepultura é de 1,40 UFM por m². A princípio, os cemitérios Municipal e da Colônia Taquaral estão sob a gestão do município, inclusive com mapeamento.

Os demais estão sendo gerenciados pelas comunidades. O cemitério de São Miguel da Roseira pertence à comunidade, mas tem gestão da prefeitura, de acordo com Tiago. Atualmente, a prefeitura está em um processo de reorganização desses locais, realizando o mapeamento. O recadastramento do Municipal e da Colônia Taquaral está aberto e os interessados podem procurar a secretaria para regularizar sepulturas de familiares.

Em relação aos demais espaços, o secretário esclarece que primeiro será concluído o recadastramento dos cemitérios Municipal e da Colônia Taquaral. Depois, o objetivo é mapear os demais existentes em São Mateus do Sul e aqueles administrados pelas comunidades, mas descartando, a princípio, qualquer hipótese de cobrar anualmente algum tipo de taxa para manutenção, como ocorre em São João do Triunfo.

Da redação do Portal Cultura Sul FM.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais