Denúncia: moradores de Santana interior de Cruz Machado alegam que escola inaugurada em 2020 ainda não foi liberada pra uso
1 de dezembro de 2021
- Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura
Por Redação 97
Fotos: Reprodução do Site da Prefeitura
Nessa semana o Portal Cultura Sul recebeu relato de famílias que moram na comunidade de Santana, em Cruz Machado que pedem respostas, em relação a uma obra pública que foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 2020 e até o momento não foi liberada para uso da comunidade que aguarda respostas desde então. A obra em questão é a “Creche do Santana”, oficialmente denominada de Centro Municipal de Educação Infantil do Campo Domingas Thomaz Rocco, localizada no Distrito de Santana.
Nos relatos que chegaram para o portal, as mães contam que as respostas dadas pela prefeitura são vagas e a incerteza de quando a creche será liberada para a comunidade impera. “Sou mãe de uma criança da comunidade de Santana, onde tem uma enorme creche, de última geração, mobiliada, terminada, inaugurada, mas não é liberada. Segundo o prefeito não foi liberada por não ter muro, mas já foi licitada e nada, só ficam enrolando e nada acontece. Nós queremos uma atitude e que isso seja solucionado.
Outra mãe relatou que a creche começou a ser depredada por falta de uso. “Essa semana ainda fui ver a creche e as “piazada” começou a destruir o espaço, por falta de fazer funcionar. Já tem muita coisa destruída. Muitas mães precisam dessa creche funcionando e até agora nada. Falam que é por falta de muro, mas faz mais de um ano que ela foi inaugurada e nada”, relatou.
A equipe do Portal Cultura Sul entrou em contato com a prefeitura para saber mais informações relacionadas a essa obra e assim, esclarecer o que está acontecendo e o porque da demora. Em um primeiro momento, tentamos conversar com a Secretária de Educação e Cultura, Eliane Matzenbacher, que não se encontrava no prédio, assim como o prefeito Antonio Luiz Szaykowski.
Ontem, terça-feira (30/11), foi realizado um segundo contato, mas a informação repassada foi que o prefeito estava em reunião. Nessa quarta-feira (01/12), novamente foi tentado contato e conseguimos conversar com a Secretária de Educação e Cultura, Eliane Matzenbacher, que retornou e respondeu os questionamentos apontados pela redação, assim como o Assessor Jurídico do município, João Cleverton Komar, que em nome do prefeito respondeu os apontamentos realizados.
Resposta da Prefeitura
“Em nome da Gestão da Prefeitura Municipal na pessoa do Prefeito, Sr. Antônio Luis Szaykowski, gostaria de esclarecer primeiramente que o CMEI popularmente conhecido como creche do Santana, foi um projeto da primeira gestão do prefeito Antônio (2013-2016), na continuidade ao assumir o município novamente neste ano, estamos reunindo esforços para poder colocar em funcionamento CMEI do Distrito de Santana, qual já autorizamos após um demorado procedimento licitatório que envolveu a liberação de recursos, a construção do muro para proteger o referido CMEI, qual a empresa estará amanhã (02/12), fazendo uma nova visita no local para início das obras, com estimativa de término em dois meses.
Ainda é necessário a compra de alguns móveis e matérias faltantes, quais já foram objetos de outros procedimentos licitatórios, mas que fracassaram, ou seja, não houve empresas interessadas em vender os objetos necessários para o CMEI. Assim, nova licitação está em andamento para adquirir estes bens. Concluindo, a gestão sabe da importância do CMEI para a comunidade, e diante das dificuldades atravessadas pela pandemia bem como pela burocracia, estamos buscando as soluções mais eficientes”, respondeu o assessor.
Da redação Cultura Sul FM
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩