Destaque

De São Mateus do Sul para o maior palco do Muay Thai do Brasil: Piá luta neste sábado (10) no Attack Fight 37

7 de maio de 2025 - Atualizado há 7 horas atrás
4 minutos de leitura

Por P97

De São Mateus do Sul para o maior palco do Muay Thai do Brasil: Piá luta neste sábado (10) no Attack Fight 37

Neste sábado (10), o são-mateuense Luis Edenilson Kreutsfelt Pinto, mais conhecido como “Piá”, sobe ao ringue no Attack Fight 37, maior evento de Muay Thai do Brasil, que será realizado em Porto Alegre (RS) e transmitido para mais de 180 países. A poucos dias do combate, o atleta conversou com exclusividade com a equipe do Portal P97, nos estúdios da Rádio Cultura Sul FM, durante a gravação do programa Cultura Sul Notícias, e compartilhou sua trajetória, expectativas e os bastidores dessa experiência única.

Depois de passar seis meses treinando na Tailândia — berço do Muay Thai —, o lutador retorna ao Brasil e já encara mais um desafio de alto nível. “A rotina lá era puxada. Dormia na academia, treino de quatro horas, corria em média 16 quilômetros por dia. Foi difícil ficar longe da família, mas trouxe muita bagagem”, relatou.

O convite para o Attack Fight veio quase de surpresa. “Estava voltando da Tailândia e conversava com o organizador. A princípio, ia lutar em julho, mas me chamaram antes. Meu adversário machucou, a luta caiu, mas logo encontraram outro: o Gabriel Sniper, experiente e canhoto, o que exige um preparo diferente”, contou Piá.

O combate, marcado para acontecer às 20h deste sábado, será sua estreia no evento. O adversário, segundo ele, é forte: “O Gabriel já foi campeão brasileiro e ganhou um GP de R$10 mil com três lutas na mesma noite. Ele é novo, alto e agressivo. Estou treinando especialmente pra esse estilo.”

Com humildade e pés no chão, Piá também falou sobre o lado mental da luta. “Fico ansioso no dia da luta. O frio na barriga sempre vem, mas faz parte. A gente aprende a conviver com isso.”

Representar São Mateus do Sul e o Paraná é algo que o emociona: “É gratificante lutar levando o nome da minha cidade. Estar perto da família faz toda a diferença, fortalece.”

O apelido “Piá”, aliás, veio de uma brincadeira quando foi lutar em São Paulo em 2019. “Quando estava em Sã Paulo, eu chamava todo mundo de piá e o pessoal achou engraçado. Virou meu nome de luta e pegou”, relembrou.

Inspiração no mundo da LUTA

Sem histórico de lutadores na família, Piá se inspirou nos filmes e em nomes como José Aldo. “Ele foi um exemplo pra mim. Se manteve no topo por anos. Hoje também acompanho o  Poatan, atleta que está em alta.”

A principal motivação? A família. “Todo mundo sonha em mudar a vida da família. Essa é a motivação de subir no ringue. Ganhando ou perdendo, o importante é se apresentar bem. É uma vitrine enorme, pode abrir portas lá fora de novo”, explicou.

Recado pra torcida e esclarecimento

Para a torcida que já se mobiliza, Piá deixa o convite: “A luta será transmitida ao vivo, com entrada gratuita no evento. Vai ser a primeira do card principal. Quem puder assistir e mandar aquela energia positiva, faz toda diferença.”

E ainda fez um pedido carinhoso: “Muita gente me cumprimenta na rua e, às vezes, não respondo. É que tenho um problema pra enxergar de longe, uso óculos até pra dirigir, não é má vontade, não fiquei metido. Peço desculpas, de coração caso não tenha cumprimentado alguém”, disse o atleta se explicando.

Neste sábado, olhos atentos de São Mateus do Sul e de boa parte do mundo estarão voltados ao ringue. E, por lá, um piá que saiu do interior do Paraná para mostrar que, com garra e dedicação, é possível sonhar grande — e lutar ainda maior. Boa sorte.

A entrevista completa em vídeo será transmitida nessa sexta-feira (09), no Cultura Sul Notícias, a partir das 8h10 da manhã e será publicada no Facebook do Portal P97 e no canal do YouTube do portal p97

 

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais