Destaque

Corpo de bombeiros de São Mateus do Sul agora conta com o Siate

30 de junho de 2023 - Atualizado há 5 meses atrás
9 minutos de leitura

Por Redação 97

Corpo de bombeiros de São Mateus do Sul agora conta com o  Siate

Foto: Portal Cultura Sul FM

Na manhã desta sexta-feira (30), foi realizada uma solenidade de entrega de cooperação técnica do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), a São Mateus do Sul, sistema esse, que trabalhará integrado com o Corpo de Bombeiros do Município.  A solenidade contou com a presença de várias lideranças políticas como comandante do décimo grupamento de Bombeiros independentes, Major Jorge Augusto Ramos, o comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, 1º Tenente Murilo Majet Maltaca, a prefeita do município, o ex-deputado Emerson Bacil representando o presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traiano e o legislativo estadual e outras autoridades.

Na ocasião o Major destacou a importância da força politica da região e agradeceu as autoridades politicas presentes pelo apoio e explicou que o termo técnico de cooperação técnica em si é um contrato entre o município e o estado para regulamentar o trabalho dos bombeiros para trabalhar na parte pré-hospitalar.

“Hoje, a partir desse termo, nós temos um plano de trabalho, nós estamos na rede de emergência do estado, passamos a entregar a rede de regulação do Samu também. De maneira técnica, hoje quando o bombeiro for atender uma ocorrência, aquele socorrista já vai estar passando as informações para o médico regulador, então nós já teremos uma sintonia com as estruturas do Samu, toda uma roupagem nova que vem a qualificar todo aquele trabalho que a gente já fazia. Ele dá segurança jurídica e da protocolos estabelecidos, e com o tempo a comunidade vai perceber mais qualidade no serviço prestado”, destacou o Major.

O objetivo principal do Siate é prestar atendimento pré-hospitalar em casos de emergência, especialmente em situações de trauma, acidentes de trânsito e outras ocorrências que envolvem risco à vida ou à saúde das pessoas. As equipes do Siate são compostas por militares treinados em atendimento pré-hospitalar avançado, resgate e técnicas de salvamento. Esses profissionais estão preparados para prestar os primeiros socorros, estabilizar vítimas, imobilizar lesões, realizar ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e transportar pacientes de forma segura para unidades hospitalares.

O Major explicou que o Siate atua em estreita colaboração com outras instituições de saúde, como hospitais, serviços de emergência médica e órgãos de segurança pública, a fim de garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência. “Hoje efetivamente São Mateus do Sul tem Siate e está dentro da rede hospitalar também que dá a porta de entrada prioritária. “Às vezes é difícil conseguir colocar um paciente no hospital aqui por falta de estrutura e com esse aporte, vamos conseguir um transporte aéreo médico para que esse paciente possa ser levado a outro centro, onde ele terá uma atenção mais adequada, tudo isso, com a coordenação médica do Samu”, contou.

Ainda segundo o Major, há uma previsão de recursos de diversas fontes para o trabalho dos Bombeiros, ambulância nova, materiais, e junto com o estado, está sendo estudado um projeto, o de ‘Bombeiro temporário’, que vai ajudar os municípios que tiverem o Siate. “É uma espécie de PSS para contratação de Militar. Estamos no final do desenvolvimento da Lei”, contou ele, destacando que o compromisso do Bombeiros é que o atendimento chegue rápido, atenda de forma técnica, eficiente e de preferência, que consiga salvar a vítima.

Na ocasião, o Tenente Maltaca, destacou que o Siate só vem a somar e que agora com o termo assinado, a corporação garantiu uma nova ambulância para o atendimento pré-hospitalar auxiliando nos trabalhos realizados no município.

Bacil, que representou Ademar Traiano, destacou a importância de solenidades como a realizada e atribuiu as conquistas obtidas às parcerias e às lutas que o munícipio travou para a melhoria do serviço de Bombeiros em São Mateus do Sul.

“Para mim é uma satisfação mais uma vez estar presente com o Corpo de Bombeiros, em especial nesse evento de parceria para instalação do SIATE.
A gente que já tem um histórico de trabalho junto a corporação na região, como ambulância para Irati, União da Vitória, ambulância para São Mateus do Sul, assim como a parceria para trazer o caminhão novo, em que nós participamos da entrega também e da luta para vir. Isto é, uma série de conquistas: primeira vez uma ambulância nova, primeira vez um caminhão novo pra São Mateus, desencarcerador novo também a gente mandou.
Aquilo que a gente semeia, a gente colhe e com a corporação a gente sempre está junto, colhendo amizades em uma das corporações que tem maior credibilidade entre a população e a nossa região comandada pelo Major Jorge Augusto Ramos e pelo comandante 1° Tenente Murilo Maltaca, que comandante de São Mateus do Sul”, afirmou Bacil.

Conheça a diferença entre o SIATE E O SAMU

Tanto o SIATE (Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência) quanto o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) são serviços de atendimento pré-hospitalar de emergência no Brasil, porém, existem algumas diferenças entre eles:

Instituições Responsáveis:

O SIATE é um serviço oferecido pelo Corpo de Bombeiros, geralmente em parceria com órgãos de segurança pública, enquanto o SAMU é um serviço de saúde, sob a responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde ou, em alguns casos, do Governo Estadual.

Enfoque do Atendimento:

O SIATE é especializado no atendimento a vítimas de trauma, como acidentes de trânsito, quedas, traumas esportivos, entre outros. Ele possui equipes treinadas para realizar resgates e prestar cuidados de emergência em situações de risco à vida. Já o SAMU oferece um atendimento mais amplo, abrangendo emergências clínicas, como problemas cardíacos, terapêuticos, imunológicos, entre outros.

Equipes e Recursos:

As equipes do SIATE são compostas por bombeiros militares treinados em atendimento pré-hospitalar avançado e resgate. Eles sofrem lesões e equipamentos especializados para realizar o transporte de vítimas em estado crítico. O SAMU conta com profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que são responsáveis ​​por oferecer suporte médico avançado. O SAMU também possui atendimentos equipados com recursos para atendimento emergencial.

Abrangência Geográfica:

O SIATE é mais comumente encontrado no estado do Paraná, embora outros estados também possam ter estruturas semelhantes com nomes diferentes. Já o SAMU é um serviço amplamente difundido em todo o Brasil, presente na maioria dos municípios, oferecendo atendimento de emergência médica.

Ambos os serviços são fundamentais para o atendimento de emergência pré-hospitalar e desempenham papéis complementares na resposta a situações de urgência.

O evento contou ainda com a promoção de alguns militares, a despedida de dois bombeiros que vão atuar em outros municípios e teve a apresentação de dois novos soldados para a corporação de São Mateus do Sul.

Da redação Cultura Sul FM

Tags

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais