Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida será celebrada em várias comunidades de São Mateus do Sul. Ela é um dos maiores símbolos da religião católica no Brasil. Os primeiros relatos sobre a imagem de Nossa Senhora são de 1717, quando um grupo de pescadores, durante uma pesca frustrada, encontram uma estatueta dela.

Após a imagem da santa “aparecer”, a pesca se tornou um sucesso e o primeiro milagre da padroeira foi registrado. Desde então, ela é considerada, pelos católicos, um símbolo de fidelidade a Jesus. Em São Mateus do Sul, uma carreata sairá às 9h30 da Praça da rodoviária até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa da Vila Nepomuceno. Logo após a chegada da carreata na comunidade, será realizada bênção de veículos e em seguida será realizada uma missa, lembrando que a capacidade do público para o ato é de até 70%.
Pro almoço, a comunidade terá venda de Pierogi com molho branco e vermelho, e ainda, será vendido o tradicional bolo de Nossa Senhora Aparecida, com as medalhinhas. Na comunidade do Estiva dos Vidal, será realizada uma missa às 15hs, e ainda será realizada a tradicional distribuição de doces, que há mais de 12 anos já acontece. Na igreja Matriz será realizada a missa a Nossa Senhora Aparecida às 19h.
Da redação Cultura Sul