Um fato histórico na cidade polo do Planalto Catarinense, neste dia 1º de dezembro de 2022: a prefeita eleita na eleição complementar, Juliana Maciel Hoppe, tomou posse em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. Após renúncia do ex-prefeito, preso em 29 de março deste ano, e cargo não assumido pelo vice-prefeito, Renato Pike, pela primeira vez Canoinhas será comandada efetivamente por uma mulher.
“A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, com muita transparência, responsabilidade e compromisso com o povo”, disse Juliana em seu primeiro pronunciamento oficial, em meio à emoção junto do vice-prefeito Marcos Kucarz (Marcos Homer). O evento foi prestigiado por familiares e convidados, entre políticos e representantes da sociedade.
Os deputados estaduais Marcos Vieira e Paulinha, prefeitos da região, vereadores, autoridades civis e militares e comunidade em geral se fizeram presentes na Câmara de Vereadores. “Nós estamos preparados. Canoinhas grita por mudança e é isso o que nós estamos dispostos a fazer. Os prefeitos que me perdoem, mas estava faltando uma mulher na prefeitura”, destacou a nova prefeita.
Conforme relatou a assessoria de comunicação da prefeitura, Marcos Homer garantiu que o propósito do governo será a felicidade do canoinhense. “Rezo todos os dias para que Deus nos dê humildade e discernimento para os nossos atos”. O cargo de prefeito vinha sendo ocupado interinamente por Willian Godoy, desde a prisão de Beto Passos e Renato Pike. Na eleição complementar de 30 de outubro, Juliana foi eleita nas urnas.
Ainda, durante a semana, ambos, a prefeita o vice-prefeito, estiveram presentes na sessão da Câmara, de onde se despediram. Eles haviam sido eleito para o mandato de vereadores em 2020, nas eleições gerais, e formaram dupla para concorrer à prefeitura. Juliana Maciel recebeu 12.616 votos (38,37%) e superou Wilson Pereira (10.559 votos), Willian Godoy (6.667 votos) e Andrey Watzko (3.038 votos).
Da redação com informações da prefeitura e TER/SC e imagem assessoria da prefeitura