Após renúncia de Beto Passos e decreto de vacância do cargo por parte da Câmara, pelo fato de Renato Pike não ter assumido o mandato, novas eleições estão marcadas para 30 de outubro. Ambos seguem presos desde a detenção no final de março na Operação Et Pater Filium. O novo pleito foi marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER-SC) para a data de um eventual segundo turno das eleições gerais.
A decisão foi proclamada na sessão plenária desta quarta-feira (03/08) do TRE-SC, com votação e definição de todo o calendário das eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Canoinhas. Ambos os cargos estão vagos desde a prisão de Passos e Pike e o prefeito interino é o presidente da Câmara, Willian Godoy. No caso, o órgão levou em conta a decisão da Câmara pela extinção de mandato, sem entrar no mérito do caso.
O calendário aprovado coloca o período entre 10 e 15 de agosto para os partidos realizarem as convenções e definirem seus candidatos, com registro dessas candidaturas no Fórum Eleitoral de Canoinhas até o dia 22 de agosto. 23 de agosto a propaganda eleitoral estará liberada e 7 de outubro começa a propaganda eleitoral no rádio, seguindo até a sexta-feira, 28 de outubro, ante véspera do pleito.
A eleição suplementar havia sido marcada para ocorrer no dia 30 de outubro, junto com o eventual segundo turno para presidente e/ou governador, na sessão anterior do TER-SC e faltava apenas a divulgação do calendário eleitoral. A mudança maior é no período de campanha, ao invés dos 45 dias, nesse caso os candidatos terão 69 dias para recorrer aos eleitores e apresentarem suas propostas para o município de Canoinhas.
Da redação com informações do TER-SC e imagem reprodução/prefeitura de Canoinhas