A abertura oficial ocorre em frente à prefeitura de São Mateus do Sul, a partir das 10h do próximo sábado (30/07), seguida de carreata (com desfile) e cavalgada. Outras atividades correlatas compõe o calendário das festividades do mês polonês na Capital Paranaense Polonesa. Ao longo do mês de agosto terá uma série de eventos, encerrados com festa na igreja centenária e passando pela 3ª Polskie Smaki.
Dia 6 de agosto, sábado da próxima semana, o Cepom sedia o 28º baile com escolha da Rainha da edição atual da Tradycje Polskie. O evento será animado pela Banda Coração Nativo. No dia seguinte, 7 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Częstochowa realiza a festa da Boa Colheita. Dia 19 de agosto, sexta-feira, uma missa da imigração polonesas será celebrada na Igreja Perpétuo Socorro.
A programação traz também, no dia 20 de agosto, 3º sábado do mês, o jantar típico polonês (Kolacja Czysto Polska) na Capela São João Paulo II. Para proporcionar mais conhecimento sobre a etnia, o escritor e jornalista Ulisses Jarochinski palestra no Colégio Duque de Caxias, dia 24 de agosto – uma quarta-feira. Seu tema é “contribuições culturais dos imigrantes da Polônia”.
O encerramento das festividades será no último domingo do mês, dia 28 de agosto, com a tradicional festa polonesa de Nossa Senhora de Częstochowa na igreja centenária da Água Branca. Antes disso, no sábado dia 27 de agosto, a Rua do Mate sedia a 3ª Polskie Smaki (sabores da Polônia), festividade presente no calendário oficial de eventos do Paraná, a partir da proposição do deputado estadual Emerson Bacil.
O parlamentar também foi responsável pela indicação inicial, depois sendo um dos autores do projeto de lei, que concedeu a São Mateus do Sul o título de Capital Polonesa do Paranaense Polonesa. A 28ª Tradycje Polskie terá ainda exposição, tendo peregrinação religiosa e produtos tradicionais poloneses à venda nas feiras gastronômica (quarta e sexta-feira) e do produtor (aos sábados).
Relacionado a festividade, desde o dia 17 de julho o quadro peregrino de Częstochowa visita comunidades, passando por São João do Triunfo, e estará no desfile e Festa da Colheita. Perfazendo um trajeto desde a igreja do Perpétuo Socorro até a Água Branca dia 28 de agosto, passando pelo Parque de Exposições, Taquaral do Bugre e chegando no templo centenário dedicado à Santa. Nessa festa se apresenta o tecladista Inácio Harent de Jaraguá do Sul.
Da redação com informações da Braspol e imagem de arquivo da Braspol de agosto de 2019