O Corpo de Bombeiros segue nesta sexta-feira (10) as buscas pelo menino Artur da Rosa Carneiro, desaparecido desde ontem (9) em Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná. A operação de resgate, que teve início por volta das 11h30 de quinta-feira, mobiliza equipes especializadas em diversas frentes de atuação.
O Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba atua em área próxima à casa da criança, a qual possui uma faixa de mata com cerca de 250 metros de extensão, seguida pelo rio Tibagi — o que motivou a atuação conjunta de equipes terrestres, aquáticas e aéreas. “Deslocamos de imediato quatro militares, mais um cão de busca para o local, onde de imediato iniciamos as buscas”, afirmou o capitão Ribeiro.
Ainda na quinta-feira, uma mamadeira que supostamente pertence à criança foi encontrada às margens do rio Tibagi. A descoberta reforçou a hipótese de que Artur possa ter caído no rio, levando ao início das buscas subaquáticas.
“Foram realizados mergulhos e também buscas terrestres na mata. E também avaliação com drones”, explicou o capitão. Ele acrescentou que foi solicitado o apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), de Curitiba, que chegou ao local por volta das 22h de ontem para reforçar os trabalhos.
Nesta sexta-feira, as equipes intensificaram as buscas com o uso de embarcação equipada com sonar. “Através de pulsos sonoros, o sonar identifica qualquer anormalidade no fundo do rio. Verificando essa anormalidade, é realizado um mergulho”, detalhou o capitão.
A operação conta atualmente com três frentes de atuação:
- Busca terrestre, com auxílio de cães farejadores;
- Busca aquática, com mergulhadores e sonar;
- Busca aérea, com drones — inclusive drones com tecnologia térmica
Confira fotos das operações do Corpo de Bombeiros no local: