Destaque

Aumenta casos de raiva animal: fiscal da Adapar confirma nove casos em Antonio Olinto

31 de março de 2025 - Atualizado ontem
2 minutos de leitura

Por P97

Aumenta casos de raiva animal: fiscal da Adapar confirma nove casos em Antonio Olinto

Foto: Meramente ilustrativa/ Internet

Em entrevista ao programa Cultura Sul Notícias da rádio Cultura Sul FM, na manhã desta segunda-feira, 31 de março, a fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em São Mateus do Sul, Jurema Iara Luz, atualizou a população sobre o aumento de casos de raiva em animais no município de Antonio Olinto, São João do Triunfo e região.

Segundo a fiscal, somente no município de Antonio Olinto foram registradas 19 notificações de suspeitas de raiva, das quais 9 casos foram confirmados, com registros em bovinos, equinos e caprinos. Além disso, uma notificação em São João do Triunfo foi descartada.

Jurema enfatizou a importância de manter a vacinação regular dos rebanhos e outros animais, um dos principais meios de prevenção contra a raiva. “O apelo é para que os produtores rurais não deixem de vacinar seus animais. Já observamos que alguns aplicam apenas uma dose e esquecem da segunda, o que não pode acontecer. A vacinação deve ser feita com reforço 30 dias após a primeira dose, e a imunização precisa ser mantida anualmente”, alertou a fiscal.

Ela também destacou a importância de armazenar as vacinas adequadamente, mantendo-as em temperaturas corretas, e a necessidade de utilizar uma seringas para cada animal. “A conservação das vacinas e a correta aplicação são essenciais para garantir a eficácia da imunização”, afirmou.

A fiscalização da Adapar repassou que a maioria dos casos em Antonio Olinto foram registrados na comunidade de Água Amarela de Cima. Apesar de uma redução nos registros de casos em anos anteriores, o recente aumento voltou a evidenciar a necessidade de vigilância constante, tanto por parte dos produtores quanto das autoridades.

“É fundamental que os produtores continuem vigilantes e comprometidos com a vacinação, mesmo com o desânimo gerado pelo retorno da doença. A prevenção é a única forma de evitar que mais animais sejam afetados”, finalizou Jurema Iara Luz.

A Adapar reforça o apelo para que os produtores mantenham seus rebanhos imunizados e busquem o apoio das autoridades para esclarecer dúvidas e garantir o sucesso na prevenção da raiva.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais