Tempo

Atenção: Defesa Civil de São Mateus do Sul e Triunfo alertam para chuvas intensas e isoladas nesse final de semana

6 de dezembro de 2024 - Atualizado ontem
2 minutos de leitura

Por P97

Atenção: Defesa Civil de São Mateus do Sul e Triunfo alertam para chuvas intensas e isoladas nesse final de semana

Foto: P97

A Defesa Civil de São João do Triunfo e São Mateus do Sul emitiram um alerta para a possibilidade de chuvas intensas e isoladas a partir desta sexta-feira, 6 de dezembro, até o final de semana. O acumulado de chuva pode chegar a 200 mm, com a previsão de ventos fortes e descargas atmosféricas. As autoridades locais pedem à população que, em caso de emergência, entrem em contato com os números disponibilizados: em São João do Triunfo, o telefone para emergências é o (42) 3447-1723, ou (42) 99869-0924, já em São Mateus do Sul, o número de emergência é (42) 98837-1655 e, durante horário comercial, o (42) 3912-7109.

Segundo o Simepar, a condição meteorológica para os próximos dias é de severidade devido ao avanço de um sistema frontal sobre o Sul do Brasil. Esse sistema permanecerá estacionário durante o fim de semana e início da próxima semana, afetando principalmente os estados de Santa Catarina e Paraná. O acumulado de chuvas nos próximos dias pode ser expressivo, superando os 200 mm entre domingo e terça-feira. O meteorologista Lisandro Jacobsen, do Simepar, alerta que a chuva será mais intensa na metade Sul do Paraná, com riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em áreas de maior vulnerabilidade.

Para São Mateus do Sul, a previsão, segundo o Simepar, é de um acumulado de 209.8 mm até terça-feira (17). “Esse acumulado de chuva é bastante significativo para essa época do ano e pode causar transtornos em algumas regiões, especialmente nas áreas mais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos. No entanto, é importante que a população siga as orientações da Defesa Civil e evite se alarmar com informações sensacionalistas que circulam nas redes sociais”, destacou Jacobsen.

A recomendação é que os moradores das áreas mais afetadas pela chuva, como o Sudoeste, Centro-sul, Região Metropolitana de Curitiba e Serra do Mar, permaneçam atentos às atualizações dos boletins meteorológicos e aos alertas da Defesa Civil, principalmente quanto à possibilidade de impactos no trânsito e na agricultura devido ao excesso de chuva.

A população também é orientada a monitorar os riscos de deslizamentos em encostas e quedas de barreiras, além de tomar precauções diante das possíveis chuvas volumosas e das condições meteorológicas instáveis.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais