O órgão responsável pelo monitoramento das condições climáticas e riscos meteorológicos eminente, emitiu o alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira (09/08). A passagem de um ciclone extratropical deve provocar chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste. O Planalto Norte fica em estado de atenção, podendo atingir o Paraná.
Os acumulados pluviométricos, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, podem variar entre 100 e 200 mm em parte do Planalto Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale e Médio do Itajaí e Planalto Norte. No Litoral Sul e Litoral Norte, os acumulados podem ultrapassar essa marca. Assim, trazendo risco para ocorrências de inundações, enxurradas alagamentos e deslizamentos e colocam as equipes de prontidão.
Ventos com velocidade média de 35 km/h e rajadas que podem variar entre os 70 e 100 km/h estão previstos. “Entre a tarde e noite de quarta [10/08], as rajadas podem ultrapassar 100 km/h nas regiões costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte”, destaca a meteorologista Elen Pelissaro. “Há risco de ressaca em todo o litoral até a quarta-feira, com ondulação leste-sudeste e picos de até seis metros”.
Esse alerta incide sobre a ocorrência de chuvas até sexta-feira (12/08) e pode ocasionar, também, tempestades no Estado do Paraná. Disso a mobilização de prefeituras, como a Defesa Civil de Mafra com emissão de alerta para” a possibilidade de chuva volumosa e persistente entre a madrugada desta terça-feira, dia 9 e a noite de quarta-feira, dia 10, devido a formação de ciclone extratropical”, divulgou o município.
Da redação com informações da Defesa Civil e imagem/reprodução prefeitura de Mafra