A casa paroquial da Igreja Matriz de São Mateus do Sul foi arrombada na noite de segunda-feira (17), resultando no furto de dinheiro e objetos religiosos. Parte do valor levado, que seria destinada a famílias de Rio Bonito do Iguaçu, foi recuperada pela Polícia Militar (PM), que também deteve dois suspeitos.
De acordo com o tenente Vinícius Mordhost, da Polícia Militar de São Mateus do Sul, os mesmos indivíduos já haviam praticado um crime mais cedo no município de Paulo Frontin.
“Na segunda-feira, por volta das 17h, dois homens entraram onde ficam as irmãs, as freiras, em Paulo Frontin, as ameaçaram e furtaram cerca de R$ 850 em dinheiro trocado”, contou o tenente em conversa com a equipe do Portal P97.
Após esse crime, os suspeitos seguiram para São Mateus do Sul, onde arrombaram a casa paroquial da Igreja Matriz.
“Eles fizeram um arrombamento e furtaram mais uma quantia de dinheiro, que não foi especificada, além de alguns objetos. Entre eles, um cálice e outras peças litúrgicas, como pratinhos e tigelinhas que parecem ser banhadas a ouro”, explicou Mordhost.
Os criminosos fugiram em direção a União da Vitória. A equipe da PM, que estava de serviço, conseguiu localizar e abordar os suspeitos. Segundo o tenente, um deles já possuía mandado de prisão por furto.
Durante a ação, os homens desobedeceram à ordem de parada, iniciando um breve acompanhamento tático. Em uma área de mata, dispensaram parte dos objetos furtados.
“Eles jogaram o dinheiro e os objetos no mato. Depois fizemos buscas e localizamos parte do material”, disse.
O tenente informou ainda que, com os suspeitos, foram apreendidos mais de R$ 3 mil em dinheiro trocado, ferramentas de arrombamento como pé de cabra e os objetos religiosos. O padre da paróquia reconheceu todos os itens.
Os dois homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil, onde permanecem presos.
“Lá em Frontin, eles chegaram a ameaçar as irmãs. Então, lá foi caracterizado como roubo. Em São Mateus, foi furto qualificado, com arrombamento”, completou Mordhost.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido nas ocorrências.