Portal Cultura Sul FM

Destaque

Casal de idosos internado na UTI se reencontra em momento comovente no Dia dos Namorados

Emocionado, Egídio fez questão de segurar e acariciar a mão da esposa. Cledina, com o quadro de saúde mais restrito, retribuiu o carinho com sorrisos.

13 de junho de 2025 - Atualizado há 4 meses atrás
2 minutos de leitura

Por P97

Casal de idosos internado na UTI se reencontra em momento comovente no Dia dos Namorados

Foto: Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas)

Neste Dia dos Namorados (12/6), a equipe do Hospital Municipal do Idoso preparou um encontro emocionante. O casal Egídio (81 anos) e Cledina Costa (64 anos), ambos internados na Unidade de Terapia Intensiva, se encontrou pela primeira vez desde que ela deu entrada no local, há 17 dias.

Cledina foi internada no dia 25 de maio e o esposo foi hospitalizado três dias depois. Casados há 34 anos, os dois participaram de um encontro com decoração especial e a presença de familiares.

Emocionado, Egídio fez questão de segurar e acariciar a mão da esposa. Cledina, com o quadro de saúde mais restrito, retribuiu o carinho com sorrisos. A irmã de Egídio, Maria José Costa, que também é cuidadora do casal, agradeceu a iniciativa da equipe hospitalar.

“Eles estarem sendo vistos e tratados com essa humanização me deixa muito feliz”, disse Maria. Ela recorda que, no dia em que o irmão foi internado, pediu para que ela priorizasse a visita a Cledina, pois estava preocupado com a esposa.

“Ele chorava, preocupado. Foi bom poder revê-la”, contou Maria José. Os idosos foram internados com quadros de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). “Ver como eles chegaram e como estão hoje é uma vitória”, descreve.

“O amor está em todos os lugares e momentos de nossas vidas e nós da área de saúde podemos contribuir sempre que possível para que esses momentos possam ser vividos, até dentro de um hospital”, declarou a diretora do Hospital do Idoso, Cristiane Uyeno.

Ações

Para a coordenadora da equipe multiprofissional, Regiane Borsato, ações como essa contribuem para a quebra da rotina hospitalar, reduzem a ansiedade e podem até auxiliar no controle da dor, além de estreitar o vínculo entre o paciente, a equipe e os familiares.

Segundo ela, essas ações também trazem benefícios para os profissionais. “Você percebe a mudança no humor da equipe: eles se envolvem, se motivam”, compara Regiane.

O Hospital do Idoso conta com uma Comissão de Humanização que acompanha as histórias dos pacientes internados e propõe ações que tornem o período de internamento mais humanizado.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais