O Paraná inicia a semana sob influência de uma frente fria posicionada sobre o oceano, na altura da Região Sul do Brasil. Nesta segunda-feira (19), o tempo segue instável em várias regiões do estado, com maior variação de nuvens e possibilidade de chuvas ao longo do dia.
Durante a madrugada, as instabilidades foram mais intensas nas regiões Noroeste, Norte e nos Campos Gerais, mas tendem a perder força gradualmente. No decorrer da manhã, o sol aparece em algumas áreas, favorecendo a elevação das temperaturas — principalmente nas proximidades das divisas com Mato Grosso do Sul e São Paulo. Já na metade sul do Paraná, incluindo São Mateus do Sul, há chance de pancadas de chuva isoladas durante a tarde.
De acordo com o Simepar, São Mateus do Sul deve registrar nesta segunda-feira máxima de 25 °C e mínima de 15 °C, com previsão de 12,2 mm de chuva.
Na terça-feira (20), o avanço de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul aumenta novamente a instabilidade atmosférica em parte do Paraná. Estão previstas pancadas de chuva com trovoadas, especialmente na metade sul do estado. À tarde, as temperaturas voltam a subir, com destaque para as regiões Norte e Noroeste. Em São Mateus do Sul, a previsão é de máxima de 24 °C, mínima de 15 °C e 3,1 mm de chuva.
Na quarta-feira (21), a temperatura deve variar entre 14 °C e 23 °C, com 9,1 mm de precipitação. Na quinta (22), o dia promete ser mais chuvoso, com previsão de 23,1 mm, mínima de 14 °C e máxima de apenas 18 °C. O sol deve voltar a aparecer somente na sexta-feira.
Frio mais intenso e possibilidade de geada
As atenções também se voltam para o fim do mês, quando há previsão de queda acentuada nas temperaturas em São Mateus do Sul. Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, há possibilidade de geadas na região. No dia 31, os termômetros podem marcar mínima de 0 °C, de acordo com as projeções do Simepar.