A formação de um ciclone extratropical próximo à costa Sudeste do Brasil deve provocar chuva e ventania no Paraná e outros três Estados do País nos próximos dias, segundo a Climatempo.
Na quinta-feira (24), as fortes chuvas atingem o centro-sul e o leste de Mato Grosso do Sul, o Paraná, parte de Santa Catarina (sobretudo as localidades mais próximas ao Paraná) e o Estado de São Paulo.
Especialmente no Paraná e em São Paulo, há condições para a formação de linhas de instabilidade que provocam ventania e granizo, com rajadas que podem variar de 60 a 80 km/h.
Já na sexta-feira (25), a chuva diminui no Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul, mas será frequente em São Paulo. O risco de ventania e granizo é mais baixo, mas a expectativa é de grande volumes elevados de precipitação, especialmente no leste e norte do Estado, incluindo a capital paulista.
Em virtude das chuvas, há condições para a formação de alagamentos e enchentes. Já por conta dos vento fortes, há potencial de queda de galhos e árvores.
Frio no Paraná volta com força e chuva intensa nesta semana
Segundo o Simepar, os acumulados podem chegar a 75 milímetros em algumas áreas, especialmente entre o oeste e o centro-sul paranaense. O tempo deve voltar a ficar firme no sábado (26), com a elevação das temperaturas em diversas cidades.
Quinta-feira será o pico da instabilidade
A quinta-feira (25) deve concentrar os maiores volumes de chuva, o que deve intensificar as instabilidades, com temporais localizados e risco de volumes expressivos, principalmente na faixa centro-sul. Outras regiões também podem registrar chuva forte, porém de forma mais pontual e associada a núcleos isolados.
Fim de semana terá sol e temperaturas em elevação
O sistema frontal começa a se deslocar em direção ao oceano a partir de sexta-feira. A expectativa é de pouca chuva para o fim de semana, com tempo firme predominando no sábado (26).
As temperaturas voltam a subir no fim de semana. Em São Mateus do Sul, os termômetros devem variar entre 12ºC e 25ºC.

Fonte: Simepar
Com informações de Estadão e Massa.